Menu
marques-kite

Kitesurfista faz expedição no mar e percorre 30 praias cearenses em três dias

Percorrer 30 praias do litoral cearense, equivalente a 325 quilômetros, em três dias. O feito foi executado pelo velejador Marques Filho. Natural do distrito de Mangue Seco, próximo a Camocim, o atleta mora na capital há 20 anos e sempre teve o sonho de percorrer a faixa litorânea até sua cidade natal.

“Tudo começou com um curso de Kitesurf no Cumbuco. Comecei percorrendo distâncias curtas e logo fui me apaixonando pela prática. Sinto um sensação de liberdade indescritível, é bom demais flutuar por cima do mar, me sinto um peixe voador”, ressaltou emocionado.

A empreitada iniciou em 27 de novembro de 2014. O ponto de partida de Marques foi a praia de Aquiraz. Com uma dura rotina de seis horas e meias diárias de alto-mar, o velejador chegou a Camocim três dias depois. Foram 90 quilômetros no primeiro dia, cerca de 70 no segundo e 115 quilômetros no terceiro e último dia. O quarto dia foi reservado para a volta, de carro.

“Me alimentava somente no jantar e no café da manhã. Passava a tarde em alto-mar. Eu e o bugueiro que me acompanhava vivemos quatro dias de muita adrenalina, foi uma experiência bastante enriquecedora”, explica o cearense.

Emoção

Entre os fatos marcantes da expedição, o velejador cita um momento onde estava entre as praias de Icaraizinho de Amontada e a Ilha do Guajiru. No local há muitos rios e currais, lugar que não passa carro de apoio e pouco habitado pelo homem, onde ficou lado a lado com o sol e o mar. “Tinha uns 15 garotos jogando bola numa praia deserta. Quando eles me viram, pararam para me aplaudir e me incentivar. Foi um momento bastante emocionante, me deu ainda mais vontade para concluir o percusso”, disse o intrépido velejador.

Entre as curiosidades, Marques revela que, apesar de se sentir um “peixe voador”, ele tem medo de tubarão. E mais, disse que o ponto mais complicado da viagem foram os fortes ventos rajados do porto do Mucuripe. A expedição de quatro dias (entre o mar e a areia) custou ao velejador apaixonado algo em torno de R$ 1 mil. Entre as praias visitadas estão a de Aquiraz, Fortaleza, Pecém, Ilha de Guajiru, Itarema, Icaraí, Cumbuco, Paracuru, Lagoinha, Guajiru, Flexeiras, Icaraí de Amontada, Preá, Jericoacoara e Camocim, entre outras.

Novo sonho

Agora Marques quer ir além e já traçou um novo objetivo para o mês de setembro. Ele sairá da praia de Icapuí – 207 quilômetros de Fortaleza – até a praia de Barra Grande, localizada na fronteira do Ceará com o Piauí. Contudo, por ser quase o dobro da distância percorrida na primeira aventura, o velejador busca ajuda e o apoio de patrocinadores.

“Quero cruzar todas as praias do meu amado estado. Serão 600 quilômetros de pura emoção, mas pra isso estou em busca do apoio de patrocinadores que queiram fazer parceria ou até mesmo do Governo do Estado. Percorrer mais de 50 praias será duro, mas vontade não me falta”, complementa o ‘peixe voador’.

Fonte: Tribuna do Ceará

Share this Post!

About the Author : bigkite

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Related post

Translate »